Comprador, você comete o erro de comprar baseado somente em preço?
As auditorias (interna e externa) são focadas em processos: preço!
Mesa de compras, leilão reverso (pregão), “tortura chinesa” etc. são mecanismos iguais ao de convidar três fornecedores e jogar uns contra os outros. Tudo é “farinha do mesmo saco”.
O que muda são apenas a roupagem, o tipo e a intensidade da pressão sobre os fornecedores…
Portanto não importa aqui qual é o processo adotado, porque o comprador estará fazendo mais do mesmo: “saving” sobre seu próprio “target”…
Sinceramente, sem qualquer ofensa, um funcionário subalterno ou a máquina (computador e inteligência artificial) podem fazer isso sem maiores complicações.
Continua…
Curso-Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso
O curso “Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso” aborda as linhas de ação mais indicadas que os gestores e executivos de compras devem seguir com relação aos principais temas que compõem o processo da negociação.
Indica também as novas atitudes que devem ser adotadas para a entrega dos melhores resultados à empresa.
Reflita
Mas, reflita comigo, meu caro comprador.
Se o fornecedor contratado somente com base no preço
- não cumprir os prazos da entrega e prejudicar a produção ou causar atrasos no cronograma total de um projeto de maior envergadura,
- não atender aos requisitos de qualidade e redução de riscos,
- falir durante o contrato provocando um colapso no suprimento ou, ainda
- causar transtornos relativos ao TCO (Total cost of ownership), como a indisponibilidade e preços exorbitantes de sobressalentes, custos de manutenção etc.,
Você pode até pensar: “Bem, essa encrenca já não tem nada a ver mais com suprimentos, que optou por um fornecedor pré-qualificado. A partir daí a responsabilidade é exclusiva de outras unidades da empresa, como a área industrial ou o setor jurídico.”
Mas, no frigir dos ovos, não importa quem ficará responsável pela solução do problema, porque quem vai “pagar o pato” mesmo é a empresa.
Como melhorar o seu desempenho
Então, como melhorar o desempenho na atividade de compras?
Certamente você consegue muito mais resultado utilizando outras ações que podem ser perfeitamente efetivadas.
Os manuais de negociação indicam várias alternativas nas quais o executivo de compras pode atuar, seja “porteira para dentro” (com finanças e, principalmente, com usuários/clientes internos e com a equipe de marketing e vendas) seja “porteira para fora” (com fornecedores).
Entretanto, tendo em vista que a emissão da ordem de compra ocorre somente na linha de chegada do ciclo do processo da demanda do produto ou serviço, o executivo de compras terá que atuar no início da cadeia de gestação dessa demanda se quiser contribuir efetivamente, ou seja, terá que atuar no upstream do processo para ter a chance de ajustar e alterar as especificações e proporcionar maiores benefícios à empresa.
Mas, para ser capaz de fazer isso, terá, antes, que ser merecedor de respeito e reconhecimento por sua competência pelos demais pares da organização.
Pense nisso.
Muito obrigado
Um abraço