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Comprador, você comete o erro de comprar baseado somente em preço?

As auditorias (interna e externa) são focadas em processos: preço!
Mesa de compras, leilão reverso (pregão), “tortura chinesa” etc. são mecanismos iguais ao de convidar três fornecedores e jogar uns contra os outros. Tudo é “farinha do mesmo saco”.
O que muda são apenas a roupagem, o tipo e a intensidade da pressão sobre os fornecedores…

Portanto não importa aqui qual é o processo adotado, porque o comprador estará fazendo mais do mesmo: “saving” sobre seu próprio “target”…
Sinceramente, sem qualquer ofensa, um funcionário subalterno ou a máquina (computador e inteligência artificial) podem fazer isso sem maiores complicações.

Continua…

Curso-Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso

O curso “Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso” aborda as linhas de ação mais indicadas que os gestores e executivos de compras devem seguir com relação aos principais temas que compõem o processo da negociação.

Indica também as novas atitudes que devem ser adotadas para a entrega dos melhores resultados à empresa.

Reflita

Mas, reflita comigo, meu caro comprador.

Se o fornecedor contratado somente com base no preço

  • não cumprir os prazos da entrega e prejudicar a produção ou causar atrasos no cronograma total de um projeto de maior envergadura,
  • não atender aos requisitos de qualidade e redução de riscos,
  • falir durante o contrato provocando um colapso no suprimento ou, ainda
  • causar transtornos relativos ao TCO (Total cost of ownership), como a indisponibilidade e preços exorbitantes de sobressalentes, custos de manutenção etc.,

Você pode até pensar: “Bem, essa encrenca já não tem nada a ver mais com suprimentos, que optou por um fornecedor pré-qualificado. A partir daí a responsabilidade é exclusiva de outras unidades da empresa, como a área industrial ou o setor jurídico.”

Mas, no frigir dos ovos, não importa quem ficará responsável pela solução do problema, porque quem vai “pagar o pato” mesmo é a empresa.

Como melhorar o seu desempenho

Então, como melhorar o desempenho na atividade de compras?

Certamente você consegue muito mais resultado utilizando outras ações que podem ser perfeitamente efetivadas.

Os manuais de negociação indicam várias alternativas nas quais o executivo de compras pode atuar, seja “porteira para dentro” (com finanças e, principalmente, com usuários/clientes internos e com a equipe de marketing e vendas) seja “porteira para fora” (com fornecedores).

Entretanto, tendo em vista que a emissão da ordem de compra ocorre somente na linha de chegada do ciclo do processo da demanda do produto ou serviço, o executivo de compras terá que atuar no início da cadeia de gestação dessa demanda se quiser contribuir efetivamente, ou seja, terá que atuar no upstream do processo para ter a chance de ajustar e alterar as especificações e proporcionar maiores benefícios à empresa.

Mas, para ser capaz de fazer isso, terá, antes, que ser merecedor de respeito e reconhecimento por sua competência pelos demais pares da organização.

Pense nisso.

Muito obrigado

Um abraço

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