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Comprador: você quer realmente deixar de ser irrelevante na sua empresa?

Sabe aquele “último andar” do prédio da sede da empresa (vamos denominar “helicóptero”) onde se encontra o “CEO” e os demais Diretores e onde são decididos os rumos da sua organização?

Você faz parte desse grupo?

Você está nesse helicóptero?

Não?

Por que será então que aqueles “garotos” de uma Start Up, que nem trabalham na sua empresa e muito menos entendem de suprimentos, estão participando do grupo que está em reunião nesse helicóptero decidindo os rumos da sua organização e você não está?

Por que você é coadjuvante quando deveria ser protagonista?

Deve haver algum motivo para isso.

Já sabemos que as unidades de compras nas empresas (chame-as como quiser: Suprimentos, Procurement, Purchasing Depto, SCM) têm uma importância vital na perenidade das organizações.

Então, quais as razões pelas quais os gestores e executivos de compras geralmente têm apenas um papel coadjuvante e secundário no direcionamento estratégico na maioria das empresas?

  • A primeira delas é que existe uma consciência coletiva de que somente as pessoas que trabalham ligadas ao mercado e aos clientes (marketing e vendas) é que detêm o protagonismo de dominar as tendências do que pode ocorrer no futuro dos negócios da organização.
  • Outra razão que tenho observado é que, em função do reduzido número de compradores (comparado ao maior número de funcionários das demais unidades de negócio da empresa), os executivos e gestores de compras ficam subordinados às diretorias, cujo objetivo primordial não é a atividade de suprimentos.

Continua…

Curso-Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso

O curso “Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso” aborda as linhas de ação mais indicadas que os gestores e executivos de compras devem seguir com relação aos principais temas que compõem o processo da negociação.

Indica também as novas atitudes que devem ser adotadas para a entrega dos melhores resultados à empresa.

Mas o perigo não vem de fora, olha que interessante, vem de dentro da unidade de compras, por causa do hábito do comprador de achar que nada consegue fazer para alterar essa rotina, e esse fatalismo costuma paralisar sua vontade de agir.

Porém é possível reverter esse quadro e se posicionar como protagonista de um novo posicionamento das unidades de compras na empresa, desde que seja percebido e respeitado como um profissional de referência.

Mas nada acontecerá se você, meu caro comprador, insistir em desenvolver projetos e teorias fantásticas dentro da “garagem da sua mesa de trabalho” e ficar se deleitando com a autoadmiração de seus resultados.

As outras pessoas (o mundo) também precisam ter conhecimento disso.

Pense nisso.

Muito obrigado.

Um abraço!

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