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Aprenda a segmentar fornecedores com a matriz “strategic sourcing”

Um modelo amplamente utilizado, conhecido como Matriz “strategic sourcing” Estratégica de Compras (Strategic Purchasing Model), e que muitas empresas descobriram ser útil na segmentação de seus fornecedores examina duas características fundamentais, que, segundo seus praticantes acreditam, devem moldar as decisões de compra:

1º. Dificuldade de substituição e/ou disponibilidade de produtos semelhantes.
Essa dimensão avalia o grau de facilidade com que o comprador poderia obter um fornecedor alternativo, em termos tanto de custo quanto de facilidade de substituição.

2º. Importância estratégica do produto do fornecedor.
Essa dimensão avalia a importância relativa do produto do ponto de vista tanto estratégico quanto de custo.

Continua…

Curso-Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso

O curso “Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso” aborda as linhas de ação mais indicadas que os gestores e executivos de compras devem seguir com relação aos principais temas que compõem o processo da negociação.

Indica também as novas atitudes que devem ser adotadas para a entrega dos melhores resultados à empresa.

Ao unirmos as duas dimensões citadas, teremos a matriz de quatro quadrantes, que revela as diretrizes da política de compras que podem ter implicações significativas na estratégia de suprimentos, como se vê na figura a seguir:

Matriz estratégica de compras ou Matriz de segmentação de fornecedores

Seu objetivo é auxiliar os profissionais de compras a otimizar a segurança e reduzir custos, utilizando o máximo de seu poder de compra e transformando a tarefa de compras de uma atividade simplesmente transacional para uma atividade estratégica.

O fundamento básico desse modelo é o fato de que os compradores deverão se preocupar primordialmente com os seus produtos mais críticos ou com aqueles que representam um maior volume de custo. Devem, por isso, se preocupar menos com os produtos que não fazem muita diferença em relação ao custo final ou à posição estratégica da empresa.

Portanto, essa matriz indica as melhores estratégias de atuação do comprador em cada um dos seus diversos quadrantes. Algumas delas (somente algumas) podem ser representadas por:

  • não desperdiçar seu precioso tempo com fornecedores desse quadrante;
  • enfatizar a simplificação do processo de compra (padronizar);
  • reduzir o número de fornecedores.
  • enfatizar o relacionamento de longo prazo pelo risco da interrupção do fornecimento;
  • formar estoques estratégicos;
  • desenvolver alternativas.
  • enfatizar a escala de compra (consolidação);
  • intensificar a disputa (competição) entre os fornecedores,
  • atuar junto ao cliente interno para padronizar e unificar.
  • enfatizar a criação de valor + relação de longo prazo;
  • construir parcerias e global sourcing ou verticalizar;
  • identificação conjunta de cost drivers e integração com o fornecedor no início do ciclo de desenvolvimento do produto.

Pense nisso.

Muito obrigado.

Um abraço!

 

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