+55 (31) 9 9955 -3132 pessoa@carlospessoa.com.br

4 ações para o comprador melhorar o ciclo financeiro da empresa

Responsabilidade de suprir a empresa

Conscientes da responsabilidade de suprir a empresa para viabilizar sua existência e realizar seu propósito, os compradores se envolvem, muitas vezes, no desenvolvimento de processos operacionais estressantes para aquisição de bens e serviços, sem condições de avaliar a importante contribuição que poderiam proporcionar à empresa melhorando ciclo financeiro por meio dos aspectos econômico-financeiros e da gestão de estoques.

Para que uma empresa tenha uma situação econômica e financeira adequadas, seus executivos e gestores devem privilegiar as ações que possam aumentar a Receita, reduzir as Despesas, antecipar os Recebimentos e adiar os Pagamentos.

Como a atividade de compras pode colaborar com essa proposta?
Agindo no aumento da receita, na redução das despesas, no adiamento dos pagamentos e na gestão de estoques.

Continua…

Curso-Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso

O curso “Estratégia de Negociação: Atitudes de um comprador de sucesso” aborda as linhas de ação mais indicadas que os gestores e executivos de compras devem seguir com relação aos principais temas que compõem o processo da negociação.

Indica também as novas atitudes que devem ser adotadas para a entrega dos melhores resultados à empresa.

Aqui estão as 4 ações para o comprador melhorar o ciclo financeiro da empresa

1. Com relação ao aumento da Receita

Os compradores devem também estar permanentemente atentos na inovação proporcionada pelo surgimento de novos produtos e novas tecnologias digitais que poderão impactar positivamente a maneira como sua empresa poderá aumentar a receita, construindo valor para os clientes Nesse caso, os fornecedores, principalmente aqueles que notoriamente fazem apostas no futuro, serão seus principais aliados.

2. Com relação à redução das despesas e custos

Não resta a menor dúvida de que é na atividade de Suprimentos que se encontram as maiores oportunidades para a redução de custos. Entretanto, o processo clássico hoje utilizado pelas unidades de suprimentos nas empresas para aquisição de seus bens e serviços poderia ser muito mais eficaz se considerasse outras possibilidades.

3. Com relação ao adiamento dos pagamentos das compras

Às vezes, os compradores sentem-se descontentes quando Finanças estabelece que maiores prazos de pagamento devem ser obtidos junto aos fornecedores, porque essa condição dificulta e muito o acordo na negociação. Afinal, os fornecedores também querem antecipar seus pagamentos.

Entretanto, é preciso entender que esse procedimento é muito saudável para a organização e, em alguns casos, indispensável para uma saúde financeira da empresa.

4. Com relação à gestão dos estoques

O desbalanceamento/desalinhamento entre vendas, produção e compras gera problema financeiro, porque o estoque é capital de giro e um dos maiores aprisionadores de caixa.

Para isso, é necessário sincronizar o timing:

  • da compra dos materiais;
  • de sua entrega na empresa;
  • de sua utilização na produção (ou venda).

O segredo é abrir um canal de informações com os fornecedores e com os clientes internos (usuários) a respeito dos cronogramas de utilização dos materiais.

O departamento de TI pode oferecer muitas dessas informações.

Mas você aprenderá muito mais nos contatos presenciais (reuniões) com os gestores das unidades de produção e finanças, por exemplo.

Pense nisso.

Muito obrigado.

Um abraço!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe