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Dentista! saiba como dominar a divulgação do seu consultório

Já dizia Chacrinha, o velho guerreiro: “Quem não se comunica, se trumbica! ”

Você já deve ter ouvido falar que todo mundo fica sabendo quando uma galinha bota um ovo porque ela cacareja, ela divulga publicamente. Mas já a pata bota um ovo (que, inclusive, é maior, e o processo deve ser mais difícil) e não dá nenhum sinal, por isso, ninguém toma conhecimento do fato.

O que quero dizer é que, se você deseja ter notoriedade, deve adotar um comportamento mais parecido com o da galinha do que com o da pata. As demais pessoas têm que conhecer seu trabalho e seu desempenho.

Mas, imaginando que os Conselhos de Odontologia determinam regras rígidas para seus associados com relação ao marketing off line (promoção e divulgação através de utilização de panfletos, folders, propaganda impressa em revistas e jornais, envio de mala direta, divulgação em rádio e TV, …), como um dentista pode se destacar no seu meio profissional e conquistar sua atratividade?

Uma das alternativas que poderá ser utilizada é a do marketing on line (com a utilização da internet e mídias sociais).

Hoje, a internet é poderosíssima e você tem múltiplas alternativas que são muito eficazes e estão disponíveis sem praticamente qualquer tipo de custo.

Portanto,

  • Tente expandir sua base de contatos nas mídias sociais (Facebook, Youtube, LinkedIn – principalmente)
  • Crie seu próprio website, publique nele seus artigos, seus vídeos, suas atividades profissionais, artigos de terceiros que possam interessar ao seu público relevante e tente provocar as pessoas para que o visitem,
  • Constitua seu próprio “Canal” no Youtube e publique vídeos atraentes (e seus, de preferência),
  • Inicie um grupo profissional na sua especialidade no LinkedIn,
  • Se preferir algo mais contundente, faça um blog.

Devo adverti-lo, porém, que você deve publicar (ou postar) somente aquilo que possa realmente interessar às pessoas do seu relacionamento.

Seu objetivo primordial não é se autopromover, é ser útil a elas.

Publique desde mensagens simples, descontraídas, divertidas e criativas para todos, por exemplo (apenas como exemplo), “solução caseira para evitar cárie: use sempre depois das refeições a escova de dentes + fio e creme dental” até dicas importantes, por exemplo, “participei do Congresso XPTO, e o grande tema que atraiu a atenção de todos os congressistas foi…. e a tendência daqui para a frente é …” para públicos específicos que valorizam esse tipo de informação.

Por meio de suas mensagens, fotos, vídeos (principalmente), comentários, informações e dicas publicadas, as pessoas podem se sentir beneficiadas (e por causa disso terão sempre um interesse genuíno e aguardarão com ansiedade por suas próximas publicações), ao mesmo tempo em que você consolida sua notoriedade.

A conclusão que gostaria de comentar com você é que dá muito trabalho, mas vale a pena investir para alcançar a notoriedade.

Lembre-se de que o sucesso não ocorre por acaso, é preciso dar algo em troca.

Pense nisso…

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