+55 (31) 9 9955 -3132 pessoa@carlospessoa.com.br

3 questões essenciais para alavancar sua carreira na odontologia

“Sonhos, metas e disciplina”

Você reparou, meu caro dentista, que muitas pessoas estabelecem um objetivo (por exemplo, parar de fumar, emagrecer, …), planejam as ações que devem ser realizadas cuidadosamente e não conseguem atingir o objetivo?

A conclusão natural de quem observa esses fatos é que o alcance das metas parece não estar vinculado somente ao “planejamento”, mas, principalmente, ao “fazejamento” (o fazer).

  • No planejamento, temos que ter a liberdade de criar, sonhar, imaginar e “viajar”. O planejamento tem a ver, portanto, com liberdade, com democracia.
  • Mas, o “fazejamento” é mais contundente, tem a ver com uma espécie de comando, de ditadura.

 

Portanto, o caminho para cumprir e alcançar as metas, deve considerar uma espécie de “democradura”, ou seja, democracia para imaginar os sonhos e objetivos que almejamos e ditadura para cumprir a realização e o alcance das metas.

Gostaria de pontuar 3 questões essenciais para alavancar sua carreira na odontologia: sonhos, metas e disciplina.

Existem outras, mas cumprindo essas três já está de bom tamanho.

1ª) Sonhos:

O que nos motiva a pular da cama de manhã cedo?

O verdadeiro motivo é representado por nossos sonhos, como comprar uma casa nova, trocar de carro, casar, passar férias numa praia paradisíaca, manter um filho estudando no exterior etc.

Pois é exatamente isto que nos faz pular da cama de manhã cedo: querer atingir nossos objetivos e sonhos pessoais.

O ditado popular afirma que você é do tamanho do seu sonho

Nossa capacidade de realização depende exclusivamente de nossa conscientização: quem mentaliza “mil”, tem grande possibilidade de chegar a “mil”; quem mentaliza “cem”, tem chance de chegar apenas a “cem”; quem mentaliza “cem”, jamais chegará a “mil”.

2º) Metas:

Não ter metas é como construir um “quebra-cabeça” sem conhecer a figura final. Nessas condições, sua montagem final torna-se uma tarefa muito difícil de ser bem-sucedida, porque ficamos sem saber onde encaixar as pequenas partes.

Fenômeno semelhante pode ser visto quando não temos uma meta de vida: o universo nos oferece pedacinhos de oportunidade, que são desperdiçados porque não sabemos onde encaixá-los.

Por outro lado, um método consiste em ordenar e interligar as ideias de maneira clara e lógica, e de acordo com um plano definido. Sem um método, é praticamente impossível obter-se, ao mesmo tempo, energia e foco.

Por exemplo, podemos reunir as mil e uma peças de um automóvel, mas o conjunto só funcionará quando todas estiverem adequadamente ajustadas e conectadas segundo o esquema de montagem.

Se não houver uma ordem expressa em qualquer tipo de ordenamento, seja cronológico, espacial ou lógico, e uma interligação entre o desenvolvimento das ideias e o propósito da ação, o resultado a ser alcançado ficará prejudicado.

O estabelecimento de metas, atreladas a um método de execução, oferece preciosas vantagens: o controle, a energia e o foco.

Sabendo para onde desejamos ir, podemos corrigir os desvios e concentrar toda nossa energia no objetivo (foco).

3º) Disciplina:

A disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações.

A frase não é minha, é de Jim Rohn (filósofo e palestrante motivacional nascido nos USA e já falecido): “Discipline is the bridge between goals and accomplisment.”

É preciso entender que talento somente não basta. É necessário também ter disciplina para realizar as metas, porque muito talento com pouca disciplina gera frustração.

Pense nisso!

Pin It on Pinterest

Share This